PHP em calsses X Progamação OO … ???


Bem pessoal, a POO (progamação orientada em Objeto), chegou para ficar. Linguagens como C, C++ uma das primordiais em OO, tiraram muito proveito, sendo entao inspiração para outras linguagens muito boas como JAVA, particularmente eu me amarro em JAVA. E agora com a possibilidade de implantar OO em PHP, passei a respeitar o PHP e a gostar muito dele … Porém, programar em OO em PHP, vai além de fazer Classes … Se vc fez uma classe PHP, parabéns, vc conhece a sintaxe, mas tem que conhecer o conceito. PHP em classes é diferente de Progamação OO PHP .. A programação OO demanda UML, e UML demanda regras básicas, conceitos de estruturação, e um dos conceitos iniciais do OO e da UML e possibilitar uma manuteabilidade do código, se só vc consegue entender seu código é melhor reavaliar seu UML, por isso há algumas regras simples para aplicar realmente OO na sua programação usando principios da UML. 

1ª – MVC (Model, View, Control), implemente esse padrao de sucesso ! Divida sua classe de negócio da parte visual e da parte de conexão com o BD, eu nesse Blog já falei sobre um controlador.

2ª – Designers Patterns, padrões de projetos, comece com GoF (Group of Fours) os criadores, debulhe os outros, vai adiantar muito seu projeto e organizar.

3ª – Modele, nem que seja num rascunho, modele, aprenda sobre diagramas de classes, e diagramas de caso de uso, vai ajudar a vc arquitetar seu projeto ! PS.: Na hora da modelagem, esqueça a programação, esqueça linha de código, pense como analista !

Aproveite, uma boa programação é muito prazerosa, só os programadores sabem o prazer que há num código belo e funcional !

Um comentário sobre “PHP em calsses X Progamação OO … ???

  1. Tudo bem…

    Eu vou baixar a cabeça e começar a remodelar o meu site…

    Desculpa tá…

    Brincadeira, eu não sei muito de POO mas o pouco que eu sei eu procuro implementar. E ainda assim, UML ajuda e muito no desenvolvimento. Você descobre antes de programar os erros que poderiam dar.

    Diminui e muito a dor de cabeça, pena que as xicaras de café se tornam escassas já que você não vai precisar virar a noite… =P

Deixe um comentário

