Mas afinal o que é programação ?


Texto do Darkers by Branco … é o darkteam arrepiando também em filosofia !!!

Já li e leio nas mais diversas fontes que programar consiste em fazer um grupo de instruções, que vão ser executadas pelo processador, mas será mesmo que nós programadores, deveríamos aceitar esse simples conceito ? o que explica o mais belo sentimento de um programador em frente às milhares de linhas de código, seria apenas as instruções ?

Considero que esse conceito é uma blasfémia contra nossa tão preciosa programação, programar é mais doque simples instruções, é arte, habilidade, talento, é um artifício que nos permite criar e manipular qualquer imaginação.

Programação representa além de tudo citado, a Filosofia, que como a maioria deve saber, significa “amor à sabedoria”.
Quem nunca estudou além de instruções, para conseguir habilidades especiais, qual o verdadeiro programador que nunca estudou assembly para descobrir oque significa IF ? quem nunca deu aquela bela risada “maligna”, quando conseguiu fazer uma instrução funcionar de maneira diferente ?
Para alguns, programação pode simplesmente significar instruções que são executadas pelo processador, mas nós amantes da programação, devemos ter em mente oque realmente significa programar.

Assim como sábios de todo o mundo, des da antiguidade até os dias de hoje, gostam e utilizam a Física, nós amamos e utilizamos a Programação.
Podemos ir além, e afirmar que a Física é constituida de Programação, assim como tudo que nos cerca…
A Programação está no mais alto nível das ciências, alias, está além da ciência, por que o simples ato de pensar envolve o raciocínio lógico que está contido na Programação.

As leis da Física são Programação, são instruções que devem ser seguidas, assim como a Filosofia envolve a razão para chegar a um resultado, a Programação também.
oque seria da Matemática sem Programação ?
oque seria da História sem nossa Tecnologia, e assim por diante…

Acho que encontramos a palavra certa, tecnologia.
Oque seria da tecnologia se não existisse Programação ?
e oque seria o mundo, se não existisse tecnologia ?
dai podemos tirar conclusões da magnificência da nossa Arte.

A palavra técnica vem do grego tekné, que significa Arte, ou modo de fazer alguma coisa.
Quando empregamos técnica com a aplicação da ciência ( conhecimento ), obtemos Tecnologia.
Quando empregamos técnica, com base na experiência ( sem saber o por que ), temos a Técnica Empírica.
como a programação está diretamente ligada à tecnologia, significa mais do que simples instruções executadas pelo processador.

Nós amantes da programação, da mais suprema arte, que somos donos do mundo, que utilizamos a programação como tecnologia, devemos saber o quê acontece no mais baixo nível da programação, temos de ter noções, devemos ter conhecimento e sabedoria, afinal programar significa filosofar, significa física, significa matemática, história, geografia, linguas, etc.

Quando programamos, estamos nos relacionando diretamente com o universo, com o real e a ilusão, por isso devemos tratar  o significado da palavra com mais respeito.

Até mesmo os maiores gênios da humanidade, estudantes da Fisica, respeitariam mais a programação doque os próprios programadores da atualidade.

A programação não admite erros, por que nela, estamos criando, na Física estamos interpretando.
A maior felicidade de um Físico da antiguidade provavelmente seria usar a Arte de Programar para encontrar a verdade de sua hipótese, nela se fizermos algo errado, o esperado simplesmente nao funcionará, já nas fórmulas matemáticas, se fizermos algum cálculo errado, o mundo continuará se expandindo, o tempo continuará passando, as pessoas continuaram vivendo, e assim por diante.

Acho que agora podemos interpretar melhor o quê é Programação e não deixar que o mercado e os capitalistas que pensam em Programação como fonte de renda,  tirem de nós oque há de melhor…

até

Anúncios

4 comentários sobre “Mas afinal o que é programação ?

  1. Muito legal, você defende muito bem o que nós programadores fazemos e que muitas pessoas não valorizam! muito bom. Pode ter certeza de que não há duvidas sobre o que foi citado, estupendo..

  2. 5 estrelas!!
    Sou muito novo na programação, mas adoro programar!
    Este texto mostra o real amor pela programação que todos nós sentimos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s