Desabafo de um programador – Usuário Burro – Parte 1


Vida de programador não é fácil, reza a lenda que ” Quem tem usuário é só traficante e informata. Deve ter alguma coisa a ver com dependência.”e além disso temos de um lado temos o cliente e/ou o analista, que na cabeça deles parece tudo fácil. Fazer texto pular na tela, mudar a “corzinha” daqui, acrescentar um “butaozinho” ali, fora os relatórios, que pedem as coisas mais absurdas e sem sentido, mas sobre isso escreverei outro dia, e outro lado temos o grande Bug que nenhum programador consegue resolver: o usuário  !

“Características:

  • Não em a menor idéia de como um computador funciona. Tudo acontece magicamente.
  • Insiste que não tem obrigação de entender de tecnologia, não é o negócio dele. Nem da tecnologia do automóvel eu suponho, mas anda em um todo o santo dia, sem ser piloto ou mecânico.
  • Acredita piamente que o computador irá fazer o que ele pensou, não o que ele mandou que fizesse.
  • Nunca admite que fez algo de errado, especialmente porque o que ele pensou em fazer estava certo.
  • Se confrontado com um erro diz que o computador (ou programa ou o programador) não entendeu o que ele queria fazer e fez tudo errado.
  • O computador é um ser vivo, pensante e está de sacanagem com ele.
  • Qualquer informação pode ser colocada na tela. É só o programador colocar mais um campo. “

Quem não é programador não sabe o tempo que gastamos de programação para evitar erros dos usuários, é incrível o quanto gastamos do nosso “suor” para evitar que essa, anta … quero dizer burro … eh … jumento… enfim usuário, não faça besteira no nosso software ! Estimo que em 100% de tempo numa programação 95% é desperdiçado em criar um jeito do usuário não fazer besteira ! Quer saber porque essa revolta ??? Simples, usuários não pensam. Sabemos, caros usuários, que vocês andam e falam, pensar seria pedir muito a vocês, mas por favor PENSEM, antes de fazer qualquer coisa no sistema ! Tudo o que desenvolvemos tem um sentido e vai realizar alguma tarefa.

Quando colocamos o botão “Excluir”, é para dar oportunidade de consertar sua burrice, mas as vezes geramos em vocês outra burrice… quando um programador insere um botão excluir é porque esse botão VAI EXCLUIR MESMO ! Ele não está ali para enfeitar, então não venham com a desculpa que “apertei sem querer e apagou tudo”…Vocês acham o que, caros usuários, que o Botão Excluir vai fazer aparecer dinheiro da sua conta ? Vai de tar doce ? Vai aumentar sua populariade no Orkut ? NÃOOOO ! Ele exclui, simples não ? E outra coisa, vcs não fazem nada “sem querer”, o subconsciente de um usuário é programado para fazer besteira ! Mesmo que vcs não queiram, não tem jeito !

E o pior não é isso, além do botão excluir, colocamos um quadro de confirmação “Tem certeza que deseja excluir …”, e tem duas opçoes simples, o Ok e Cancelar ou o Sim e Não ! Colocamos isso pq ainda acreditamos que “sem querer” você clicou, sabemos que nunca é sem querer, mas acreditamos que existam ainda bons usuários; Então LEIA é simples, se clicar em Ok ou em SIm ele vai excluir, mais claro e simples que isso, só uma caixa de vidro trasnparente com ar. “Eu cliquei em Ok sem querer” … t parece, vc deveria dizer “Eu cliquei em Ok sem ler” …”Eu sai clicando em que aparecesse” … “Eu não sou inteligente o suficiente para enteder a frase” e por ae vai… Acho que deveríamos nós programadores criar mais confirmações do tipo .. “Você tem Certeza ?” SIM … “Veja bem, você clicou em SIM, é realmente isso que vc quer ?” … SIM … “Olha, você confirmou 2x que quer excluir, você realmente quer isso?”SIM … “Por duvidarmos do seu intelecto vamos cancelar a operação” !

O botão excluir é só um exemplo singelo, vamos para a parte pesada … formulários !!!!
É incrível as burradas de formulários. Campos numéricos, esperam NÚMEROS, é dificil entender isso !? Data de nascimeto: “25 maioo de dois mill e ….”  …”No dia do meu aniversário” … “2 fevereiro de 1992” … Como você escreve a data numero/numero … parem de escrever LETRAS alfabéticas, digite apenas números, geralmente inserimos as “/” para vocês, e outra coisa, caso vocês usuários não saibam … UM MÊS TEM NO MÁXIMO 31 DIAS, O ANO TEM 12 MESES, E VC NÃO PODE TER NASCIDO EM 2017!

continua ….

Anúncios

12 comentários sobre “Desabafo de um programador – Usuário Burro – Parte 1

  1. Concordo que o usuário não seja lá o ser mais inteligente do mundo, mas não seja tão radical…
    rsrs
    E outra: querendo ou não, nós fazemos nossas aplicações é pra eles, então não temos escolha, temos que fazer do modo que facilitará mais pra ele.
    hehe

  2. Mto bom…..! Chorei de rir….

    E o mais triste é que a realidade é bem por aí, e as vezes até pior…!!!!

    Mas e a segunda parte……?

  3. Já vai sair, tenho andado sem tempo e mudei (agora que casei moro na minha casa) e ainda nao coloquei a internet lá … ainda

  4. Hahaha, muito bom!!
    Eu sou usuário (não de drogas, pelamor!) e muitas dessas características podem ser atribuídas a mim!
    Ah, mas que o computador é burro, é!!
    Hehehe, zuera!!
    Até mais..

  5. Usuário burro é triste, mas usuária burra é ainda pior. As famosas loiras burras não entendem como p pc não sabe que ela é linda, não entende porquê o pc não entende o problema dela.

    Enquanto eu tratei usuários como colaboradores tive problemas, quando passei a tratar usuários como cretinos que tentam danificar os sistemas e o hardware, as regras ficaram mais claras.

    Quando um cretino me pergunta porquê ele não tem permissão para fazer isso ou aquilo, pergunto se ele tem permissão para pilotar avião, fazer cirurgia, portar arma, ou vender droga.

    Depois explico que o motivo é o mesmo, ele não tem permissão porquê não tem conhecimento, não tem necessidade, não tem motivo, e principalmente porquê ele é um risco para todos.

  6. Porra meu, se xingo pra caramba os usuário mais si num phosse por eles se nem tava programando porque o programador trabalha para os usuários não é?

    Então passe a dedicar 100% do tempo de programação com os usuario porque 100% da bufunfa vem dos cara.
    Valeu!!

  7. Fala serio, usuario, não é burro, é preguiçoso, sem vergonha e arriado.
    Eles alteram os temas do SO, descobrem como piratear CD/DVDs, todo mundo tem orkut e um monte complementos, instalam e usam uma caralhada de programas, mas mesmo assim ligam para o suporte pq não consegue imprimir uma pagina ( mesmo aparecendo a mensagem que não tem papel na impressora) ligam pra criar pastinhas, ligam reclamando que não tem audio, com a cx de som desligada…ou ate mesmo no exemplo acima, vc coloca o mouse em cima do botão e aparece um balão dizendo: Click neste botão para desligar o computador, ai eles ligam pra microsoft e perguntam o que a mensagem quer dizer !!!!!! usuario é usuario!

  8. Bom texo, e nem tá nada radical não!

    Usuários são mesmo criaturas cretinas nascidas das profundezas do inferno!

    São uns desgraçados, preguiçosos e ordinários. Eles acham que a gente tem a obrigação de saber todas as funções de todos os programas que existem. Querem que saibamos usar editores de vídeo, PhotoShop e os cambal a quatro.

    São ordinários, encontram mil e um geitos de burlar as regras de segurança mas se precisam gravar um CD isso já é problema do suporte.

    Já peguei usuário que tinha conta de administrador e tinha vários programas instalados, tipo Limewire, e o cara chamou pra reínstalar o Firefox! Isso pra mim é preguiça, e burrice pois lógico que tirei a conta de administrador dele. E ele sabia que tinha essa conta pois depois ele ficou puto comigo! 😄

    Em fim, usuário é a raça mais ordinária de ser humano que existe!

    Boa sorte pra quem tem que dar suporte de informática!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s