Minha experiência com ASP !


Participei de um processo seletivou onde eu tive que aprender a programar em ASP. Como programação está na cabeça, parti para aprender a sintaxe do ASP e  fui fazer a prova.

De cara, o ASP é bem parecido com VB nos comandos e na maneira linear de programar, notem, parecido não é totalmente igual.  O output padrão é chamado de um objeto (response),  esse objeto tem vários métodos que tratam de todos os tipos de respostas da aplicação, nada de estranho, se levar em consideração o Java (System.out).

As condições lógicas estão todas lá, if, for, while, case(switch), porém, o que me chamou a atenção é que ele não possui separadores de instruções ou blocos, no PHP e Java por exemplor usamos chaves (“{” ,”}”), sendo que a identação serve para isso.

O ASP possui um “include”, inclusão de outro arquivo na execução código, porém isso só posse ser feito no início da aplicação no topo da página, não dá, até onde eu vi, para incluir um código no meio de uma página.

Infelizmento o ASP não é orientando a objeto, versões posteriores estão informando que isso já está resolvido, de fato não sei, a versão que estudei era toda linear, programação top-down, para quem está acostumado com Pascal, Delphi e VB não faz muita diferença, mas para quem entrou no mundo OO, vai sentir o impacto.

Uma coisa interessante que achei no ASP foi o Global ASA, são instruções que podem ser executadas, quando servidor inicia o 1ª execução de código, quando o servidor cai, quando se cria ou perde uma sessão, isso é uma sacada interessante, e com certeza tem muita utilidade.

No demais, o ASP grava COOKIES , SESSÕES para servidor como demais linguagens de programação para web. Para quem conhece PHP,  apesar de sintaxe bem diferente, vai conseguir se adaptar com certa facilidade no ASP.

Anúncios

5 comentários sobre “Minha experiência com ASP !

  1. Só discordo de uma coisa, o ASP é orientado a objetos sim.

    Como você pode ver no w3schools, existem os seguintes objetos:

    ASP Objects
    ASP Response
    ASP Request
    ASP Application
    ASP Session
    ASP Server
    ASP Error
    ASP FileSystem
    ASP TextStream
    ASP Drive
    ASP File
    ASP Folder
    ASP Dictionary
    ASP ADO

    Como o w3schools é um site de tutoriais básicos, temos que concordar que existem outros objetos e inclusive você pode criar objetos para seus próprios fins.

    =D

    Referência: http://w3schools.com/asp/default.asp

  2. Cara o ASPX é, e o ASP.NET, agora o ASP que criei, não tem como criar e instanciar uma classe. Não tenha nada contra programação linear, mas cá pra nós DGmike, já ta ultrapassado isso.
    Estudei pelo w3schools e por outros tutoriais… sinceramente, não gostei muito !

  3. É isso ae d3rf. ASP não é e nunca vai ser OO (PONTO).
    … Trabalho algum tempo com asp, e sim, dá para utilizar include em qualquer parte do código, e não é apenas no asp que temos includes, temos também em java, php, enfim, todas as linguagens web.

    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s